Entenda por que é difícil contratar profissional de TI e como solucionar isso

Nas últimas décadas, acompanhamos como a revolução digital alterou a estrutura das empresas, que precisam cada vez mais se adaptar às demandas tecnológicas. Naturalmente, essa situação gera maior necessidade de contratação de profissionais de TI, o que tem se mostrado um verdadeiro desafio para as companhias.

De acordo com estudo desenvolvido pela Manpower Group, o Brasil é o segundo país que mais sofre com a falta de profissionais qualificados. Em grande parte, isso ocorre devido à dificuldade de se gerar formação profissional na velocidade em que o mercado demanda. Entre os perfis mais escassos, o profissional de TI ocupa a oitava colocação.

Neste artigo, você entenderá as principais razões que explicam a dificuldade para contratar esse tipo de profissional. Além disso, vamos sugerir possíveis soluções para o problema. Confira!

Por que é difícil contratar um profissional de TI?

O primeiro desafio em qualquer tipo de contratação é encontrar um profissional que reúna, além das habilidades técnicas, as características necessárias para se encaixar à cultura da empresa. Por sua vez, o mercado de tecnologia da informação, apresenta, também, outros obstáculos, como veremos a seguir.

Mercado aquecido

Como mencionado no início do texto, a demanda por profissionais de tecnologia tem sido cada vez maior, enquanto o nível de formação nessa área ainda é lento.

Por isso, o nível de procura das empresas por profissionais desse segmento, acaba sendo muito maior do que o número efetivo de profissionais no mercado.

Falta de incentivos

Como o mercado está aquecido para profissionais de TI, é importante que as empresas contratantes tenham em mente que somente salário não supre as expectativas desse profissional.

Sendo assim, oferecer um plano de carreira estruturado e benefícios competitivos — plano de saúde, bolsas de estudo, horários flexíveis etc. — é necessário para atrair bons profissionais.

Problemas na descrição da vaga

Pelo fato de a tecnologia da informação ser uma área relativamente nova e em constante mudança, é comum que a descrição da vaga não traga as informações necessárias para atrair a atenção do profissional.

Por isso, é crucial que ao declarar aberta uma oportunidade de emprego, o gestor da vaga em questão, tenha bem definido quais serão os requisitos e competências exigidos ao colaborador e mostre isso de forma clara.

Como facilitar o processo?

Para facilitar o processo de captação de profissionais, a primeira medida a ser tomada é verificar se o ambiente de trabalho realmente proporciona a qualidade de vida e o nível de autonomia esperados pelos profissionais. Afinal, hoje é fácil descobrir se uma empresa é um ou não um bom lugar para trabalhar.

Além disso, é crucial eliminar a necessidade de testes longos e cansativos. Esse objetivo pode ser alcançado com a utilização do headhunter, um profissional que faz uso da tecnologia para selecionar os candidatos que têm maior chance de se encaixar nas atividades de uma empresa.

Vale investir na qualificação dos profissionais. É difícil encontrar alguém com todas as características procuradas pela empresa. Portanto, avalie a viabilidade de realizar treinamentos para desenvolver novas habilidades em colaboradores já contratados.

O profissional de TI já é uma peça imprescindível na equipe de qualquer empresa. Com a constante evolução tecnológica e a transformação digital pela qual as empresas vêm passando, a tendência é que sua relevância seja cada vez maior. Por isso, é essencial entender o que torna tão difícil contar com esse tipo de profissional e, assim, trabalhar em soluções para reverter a situação.

E então? Ficou claro o que pode ser feito pela sua empresa para superar a dificuldade de contratar profissionais de TI? Gostaria de ter acesso a mais conteúdos como esse? Siga-nos no Facebook, Twitter e Linkedin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *