Descubra 5 tendências em recrutamento e seleção para a empresa

O setor de Recursos Humanos é, sem dúvidas, um dos mais importantes de uma empresa, tendo em vista que contratar os profissionais ideais é essencial para alcançar com eficiência as metas do negócio e garantir a qualidade dos serviços prestados. Para que isso ocorra, estratégias devem ser adotadas e conhecer as tendências em recrutamento e seleção é fundamental.

Por meio dessas tendências, é possível contratar os colaboradores que farão toda a diferença no dia a dia da companhia, já que estão engajados e comprometidos com o trabalho a ser desenvolvido, além de buscar um bom relacionamento com toda a equipe.

As práticas de recrutamento e seleção têm evoluído com o tempo e, por isso, preparamos este texto para apresentar as principais novidades. Confira!

1. Employer Branding

Encontrar gente talentosa não é tão simples. Por isso, é cada vez maior a dedicação das empresas em se tornar uma marca empregadora, que consiga atrair os melhores profissionais do mercado. Essa é a tendência de employer branding.

Trata-se de uma estratégia que engloba um trabalho conjunto entre os setores de RH e marketing com a finalidade de criar visibilidade para os pontos positivos da companhia e, assim, torná-la mais atraente para os talentos.

Para alcançar esse objetivo, é importante considerar a visibilidade sobre as oportunidades de expansão, desenvolvimento e carreira que a organização poderá oferecer aos funcionários, bem como as informações sobre a cultura e missão, proposta de valor e demais questões relevantes.

2. Entrevistas por vídeo

Outra grande tendência em recrutamento e seleção é a utilização das entrevistas por vídeo. Com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil para as empresas e candidatos terem um processo seletivo eficiente.

Entre os principais benefícios estão a possibilidade de entrevistar um número maior de pessoas, participação de indivíduos de diversas localidades, consideração de habilidades, como a fluência em certo idioma, e definição de um padrão de comparação entre candidatos.

3. People analytics

Trata-se da aplicação de técnicas de Big Data e Business Intelligence aos processos de Recursos Humanos. Nessa prática, são utilizados softwares específicos para coletar e analisar dados importantes em relação à força de trabalho da instituição.

Por meio dessa ferramenta, é possível ajudar o departamento na tomada de decisões, como treinamentos, promoções, novas contratações etc. O uso estratégico de dados vem transformando a forma como as companhias selecionam seus funcionários.

Além disso, é possível avaliar com precisão o perfil comportamental de um candidato, com fundamento na averiguação de testes e cruzamento de informações adquiridas em processos anteriores.

Em muitos casos, o people analytics é aplicado em conjunto com as tecnologias de inteligência artificial, o que contribui para tornar o procedimento mais célere.

4. Inteligência artificial

A inteligência artificial é uma grande aposta quando falamos em tendências em recrutamento e seleção de pessoas. Sua aplicação vai desde o aproveitamento de dados para encontrar o candidato adequado, passando pelas triagens iniciais e elaboração do perfil de profissional desejado.

Por meio dela, é possível reduzir o tempo gasto nas etapas de contratação, além de aumentar as probabilidades de acerto.

Por exemplo, as escolhas dos currículos podem ser feitas por robôs, assim como a análise das entrevistas online. Dessa forma, as fases iniciais são finalizadas mais rapidamente, acelerando a decisão final.

5. Softwares de Talent Relationship Management (TRM)

São sistemas que otimizam o relacionamento da instituição com seu banco de talentos. Para isso, utilizam-se recursos de análise de dados, automatização de contatos, divulgação de vagas e informações importantes em relação à empresa.

Além do foco nos candidatos, essa ferramenta busca aperfeiçoar o relacionamento com os outros profissionais do mercado.

Os colaboradores já contratados também entram nesse processo, considerando que conhecê-los melhor aumenta as chances de recrutamentos internos bem-sucedidos.

Essas são as principais tendências em recrutamento e seleção que você deve conhecer. Aproveite as tecnologias que estão surgindo no mercado e não espere mais para implementar algumas delas na empresa e, assim, aprimorar os processos diários que são conduzidos no setor, ganhar eficiência, reduzir custos e obter o resultado final esperado.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente sua opinião e experiência sobre o assunto!

Aproveite e nos acompanhe no LinkedIn para se manter atualizado sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *