Entenda quais são as etapas do processo seletivo eficiente

Encontrar e contratar bons profissionais é um desafio. Em nível mundial, 38% dos empregadores têm dificuldades em encontrar mão de obra qualificada; e o número é maior no Brasil. Por isso, é preciso conhecer melhor as etapas do processo seletivo.

O procedimento de contratação sofre variações de acordo com cada empresa, porém, em geral, existem etapas definidas: análise do cargo em aberto, descrição do cargo, recrutamento e triagem dos currículos, entre outras. Ao entendê-las, você terá mais êxito!

Nós separamos as principais etapas do processo seletivo e explicamos como elas podem ser feitas. Por isso, leia os próximos tópicos com atenção!

Analise as competências demandadas

Primeiro, é preciso ter uma boa noção da vaga que está aberta. Antes de sair buscando por talentos, é preciso diagnosticar as competências demandadas pela função. Em outras palavras, é preciso estudar o cargo.

Para tal fim, o recomendado é contar com a ajuda do superior imediato. Ele saberá o que o cargo pede e quais habilidades serão exigidas do seu ocupante. Também é possível fazer uma pesquisa no mercado, acerca das funções e salário.

É muito importante entender o que o profissional precisará entregar nos primeiros 90 dias ou 180 dias de trabalho, o período de teste. Assim, no final, poderá fazer uma avaliação mais precisa e decidir sobre a permanência do talento.

Descreva o cargo em aberto

Após o diagnóstico inicial, é preciso fazer a descrição do cargo (do inglês: job description). É um pequeno resumo que norteará todo o processo de aquisição do talento, definindo as competências mínimas para fazer parte do time.

Faça uma descrição dos principais conhecimentos, habilidades e atitudes demandadas. Se é para diretor de mercado, por exemplo, o conhecimento de macroeconomia é essencial. Já para o executivo de vendas, a boa comunicação é crucial.

Recrute por meio dos canais certos

Pense no recrutamento como um processo de chamada. Você vai convocar os profissionais com certas competências a participar da seleção. Para tanto, é preciso encontrar os meios certos de comunicação.

O canal ideal varia muito. Para cargos tradicionais, redes sociais ou páginas de emprego são uma boa opção. Já para cargos do alto escalão, que exigem mais descrição, contar com headhunter e agências especializadas é a melhor estratégia.

Faça a triagem inicial dos currículos

Dependendo do cargo, você vai receber uma enorme quantidade de currículos. Contudo, é inviável entrevistar todos os candidatos, além de ser desnecessário. Afinal de contas, muitos não apresentam as competências básicas.

Então faça uma triagem inicial dos currículos. Pense nisso como um funil, no qual muitos candidatos entram no topo e alguns poucos sobram no final. Selecione apenas os que têm as competências essenciais, com base no job description.

Aplique técnicas de seleção

A seleção é um processo obstativo, isto é, composto por diversas etapas até que se chegue ao candidato ideal. A ideia é realizar testes e dinâmicas a fim de avaliar mais profundamente as competências dos candidatos.

Sendo assim, dinâmicas em grupo, testes de conhecimentos específicos, raciocínio lógico e avaliações comportamentais são importantes. Também é preciso fazer entrevistas — momento em que é possível ter maior contato com cada candidato.

Escolha o profissional ideal

No fim, será necessário escolher o profissional ideal para a vaga em aberto. Para isso, não basta considerar competências técnicas, como os títulos de formação, mas também é necessário refletir sobre as qualificações comportamentais.

Muitos profissionais, mesmo com boa formação, não têm aderência à cultura organizacional. Logo, essa contratação seria um erro. É preciso selecionar alguém que compartilhe dos valores e crenças do negócio — o chamado fit cultural.

Como foi possível observar, são muitas as etapas do processo seletivo. É preciso contar com uma boa metodologia para fazer o processo de seleção com êxito. Também é fundamental estar atento às mudanças, afinal, diversas tendências de RH estão emergindo nos últimos anos.

Agora que está por dentro do tema e conhece as etapas do processo seletivo, aproveite para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook e LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *