Descubra o que faz um headhunter e como pode ajudar sua empresa

Ter os melhores profissionais e uma equipe qualificada é imprescindível para qualquer empresa que almeja o sucesso. Buscar ajuda para contratar o colaborador ideal é muito comum, por isso, é importante que empreendedores e gestores entendam o que faz um headhunter.

Em sua tradução, headhunter significa caçador de cabeças. No mundo corporativo isso quer dizer que esse tipo de profissional identifica os melhores candidatos no mercado, analisa minuciosamente seus perfis e seleciona os mais adequados para o cargo.

Ou seja, é um excelente aliado para o negócio, já que é um especialista que funciona como intermediário entre a instituição e o candidato ao emprego, focado em encontrar a melhor pessoa para certa função.

Quer conhecer melhor a atuação desse profissional e quais os benefícios da sua contratação para a empresa? Então, continue lendo este texto!

Quais são as funções desempenhadas pelo headhunter?

É importante conhecer as principais atividades desenvolvidas por esse tipo de profissional. Veja quais são!

Atuar em sigilo

O headhunter deve trabalhar com a máxima discrição possível, considerando que muitas vagas são para cargos altos e que envolvem sigilo — uma vez que grande parte de executivos procurados já atuam em outra organização. Além disso, essa prática é fundamental para que a contratação não traga impactos para as demais áreas da companhia.

Conhecer o cliente

O profissional deve ouvir a empresa contratante, entender sua principal demanda e avaliar se aquilo é realmente o que o cliente precisa. Todas as questões envolvidas devem ser averiguadas para identificar se o cargo e a função de fato estão alinhados à missão da instituição e seus objetivos em longo prazo.

Também é preciso que o headhunter conheça as tarefas executadas pela empresa que o contratou, bem como as atividades que o colaborador procurado realizará, para que encontre um candidato que realmente seja qualificado na área.

Fazer networking

É preciso criar e manter relacionamentos que contribuam para o acesso às organizações renomadas e, dessa forma, estar sempre em contato com grandes talentos. Para iniciar esse processo, o headhunter pode participar de simpósios, feiras e eventos.

Compreender o mercado

Outra função do headhunter é explorar o mercado de atuação da empresa contratante a fim de saber quais são os concorrentes e seus status atuais — passando por um momento de reestruturação, em desenvolvimento, enfrentando um processo de falência, entre outros. Dependendo do caso, profissionais talentosos podem se interessar por novos desafios profissionais.

Quais são os benefícios de contar com o auxílio do headhunter?

Muitas empresas ainda não sabem como encontrar os candidatos com as qualificações e perfis desejados. É nesse momento que o headhunter entra como peça-chave no processo de contratação. Depois de saber o que faz um headhunter, é possível entender as diversas vantagens que esse profissional traz ao negócio. Confira algumas delas:

  • após a empresa expor sua demanda, necessidades e metas, o profissional tem em mãos informações relevantes que vão ajudá-lo a se orientar no mercado, na busca de pessoas que se enquadrem perfeitamente nos desejos do contratante;
  • nesse caso, o profissional vai além de uma simples avaliação dos currículos, recorrendo a diversas ferramentas até chegar em bons nomes para recomendar à companhia;
  • a empresa enfrenta menos riscos associados a uma contratação errada, considerando que fez uso de uma pessoa experiente para selecionar os melhores perfis;
  • há uma economia de tempo nas fases preliminares do processo de recrutamento e seleção;
  • redução de custos para a instituição, tendo em vista o aumento da assertividade na contratação;
  • contar com a expertise de quem está sempre de olho nas novidades e tendências que aparecem no mercado;
  • ter como aliado um profissional neutro a pressões internas, o que facilita a execução do trabalho e a indicação de profissionais à organização.

Quais são as características de um headhunter?

Com base nas funções exercidas, é necessário que esse profissional acumule algumas habilidades. Conheça as mais importantes.

Saber observar

Apesar da disponibilidade de vários recursos tecnológicos no mercado que auxiliam na busca cotidiana por talentos, o headhunter deve ter um poder de observação eficaz.

Isso porque ele precisa entender como, onde e o que procurar, além de conhecer o mercado em que atua. Assim, é possível cruzar informações de cada candidato que ele avalia. Caso contrário, o profissional não vai contribuir em nada, se comparado à quantidade de pessoas que se candidatam para uma mesma vaga. Isso é importante para a precisão das escolhas.

Ter uma escuta aguçada

Ao ouvir um indivíduo, o headhunter consegue aprender bastante a respeito do candidato. Logo, isso permite que sejam absorvidas informações, associadas rapidamente ao que se está buscando no mercado.

Ser bom de argumentação

Saber negociar é indispensável para um headhunter. E é por este motivo que ele deve saber argumentar e lidar com os diferentes tipos de perfis que vai encontrar pelo caminho — em muitos casos, ao mesmo tempo.

Em algumas situações, o headhunter estará em contato constante com empresas que procuram por um tipo de colaborador distinto a fim de atender uma demanda específica. Cada candidato terá a sua percepção e perspectiva para o cargo questão. Então é fundamental que o profissional saiba enfrentar essas peculiaridades com facilidade.

Ter inteligência emocional

A inteligência emocional é uma qualidade essencial para o desenvolvimento das pessoas no geral. Contudo, o headhunter vive em um dia a dia bastante variado e flexível e, por isso, deve dispor dessa qualidade para lidar com a sua rotina de trabalho.

É importante salientar que, nessa situação, o profissional também precisa ser constituído de outras qualidades pessoais, como:

  • liderança;
  • iniciativa;
  • autocritica;
  • persistência;
  • confiança;
  • entusiasmo;
  • discrição;
  • comprometimento;
  • respeito;
  • ética;
  • comunicação verbal e escrita eficiente, entre outros.

São muitos atributos, não é mesmo? Mas isso tem uma explicação simples por dois motivos: o headhunter é tratado como um especialista na sua área de atuação. Além disso, são qualidades que podem ser desenvolvidas de forma contínua no decorrer da carreira.

Agora que você já sabe o que faz um headhunter, é possível considerá-lo como um grande parceiro da empresa. Entretanto, para obter sucesso nas indicações e surtir um efeito positivo, é necessário contar com um profissional realmente qualificado, que estabeleça uma relação de confiança com a organização e faça de tudo para que o processo seletivo seja o mais proveitoso possível.

Quer aprimorar o recrutamento e seleção da sua empresa com um headhunter? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

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