Saiba o que é Fit Cultural e como usá-lo para recrutar talentos

Um processo de recrutamento e seleção, por si só, não é fácil de ser realizado, pois demanda tempo, planejamento, descrição detalhada da função e a necessidade de encontrar o perfil mais aderente possível à cultura organizacional: o Fit Cultural.

Mas como escolher o profissional mais adequado, de forma que ele permaneça na empresa e construa sua carreira com motivação, engajamento e alta performance? Neste post, apresentamos o que é Fit Cultural e como utilizar e aplicar de forma efetiva esse conceito nas organizações para atrair os talentos certos. Boa leitura!

O que é fit cultural?

É a afinidade que o candidato tem com a forma de pensar e agir propagada pela empresa: a cultura organizacional. Mesmo quando as competências técnicas não são tão avançadas, se o profissional compartilha das mesmas opiniões e estilo da empresa, com certeza ele será um forte candidato. 

Como funciona esse conceito?

A análise do Fit Cultural não é algo que esteja descrito no manual do recrutamento e seleção da empresa, pois seu conceito vai muito além. Ele pode ser descoberto em uma entrevista presencial ou por videoconferência, pois está muito relacionado aos hobbies e estilo de vida do candidato, levando em conta:

  • seus objetivos pessoais e profissionais;
  • como lida com atividades em grupo;
  • suas metas para o futuro;
  • suas necessidades pessoais.

Esses temas são alguns dos principais abordados em uma entrevista de Fit Cultural. Com essas respostas, será possível perceber se o profissional tem a mesma natureza transmitida pela empresa.

De que forma o Fit Cultural pode ser usado para atrair e recrutar talentos?

Com pleno conhecimento da cultura organizacional, o RH consegue extrair as principais características da empresa, capazes de fazer os olhos dos candidatos mais aderentes brilharem. Para isso, é importante que:

  • o anúncio de vaga seja bem estruturado;
  • o processo seletivo seja transparente,
  • o site da empresa tenha informações sobre missão, visão, valores e, até mesmo, um pouco da rotina diária.

Quais os benefícios para a empresa?

Um profissional com Fit Cultural é uma grande vantagem para a empresa, pois, com essa compatibilidade, a companhia é favorecida em diversos aspectos.

Precisão nas contratações

Se o Fit Cultural for um dos principais requisitos para a contratação, o índice de acerto melhora consideravelmente. Lembrando que esse não deve ser o único fator, pois o RH corre o risco de acertar no Fit, mas elevar os custos com capacitação técnica.

Redução da rotatividade

Profissionais que corroboram com a cultura corporativa se sentem acolhidos no ambiente de trabalho, pois encontram pessoas com o mesmo perfil e suas características não são conflitantes com o que a organização promove, facilitando ainda mais a sua permanência e evitando o turnover.

Aumento da produtividade

Profissionais com Fit Cultural são engajados e essa característica eleva a produtividade. Eles se sentem acolhidos em seu ambiente de trabalho, produzindo mais e melhor, o que eleva a lucratividade e a qualidade da entrega.

Como aplicar o fit cultural no processo de recrutamento?

Para que o recrutamento seja uma etapa de sucesso no RH da empresa e a contratação com base no Fit Cultural ofereça o retorno esperado, alguns apontamentos são importantes.

Compreender a cultura organizacional

Quando o RH conhece profundamente a cultura da empresa, fica fácil visualizar o perfil mais compatível, já que, automaticamente, os profissionais mais aderentes se candidatam. 

Realizar testes e dinâmicas

É importante aplicar testes de perfil, que podem ser administrados de forma online, capazes de apresentar aspectos da personalidade do candidato. Como essa etapa não pode ser considerada eliminatória, é necessária a realização de dinâmicas de grupo e testes comportamentais que apontam o perfil de liderança, o trabalho em equipe e as reações mediante as diversidades.

Avaliar o histórico profissional

Analisar a cultura das empresas em que o candidato trabalhou anteriormente fornece informações importantes sobre seu perfil, portanto, realizar essa etapa auxilia a qualificar a escolha ideal.

Saber o que é Fit Cultural vai além da compatibilidade. O RH deve estar preparado para criar a melhor estratégia e encontrar talentos que se encaixem com a cultura da empresa, para estabelecer não só uma relação de trabalho, mas uma parceria entre talentos e líderes.

Gostou do nosso post? Aproveite a visita e assine a newsletter para ficar por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *