Gestão de capital intelectual: entenda como fazer na sua empresa

A gestão do capital intelectual é uma das maiores preocupações das organizações, tendo em vista tratar-se de um aspecto que afeta diretamente a competitividade.

Afinal, os conhecimentos dos colaboradores, suas formações, experiências profissionais e até mesmo competências como inteligência emocional, entre outras capacidades, contribuem para o alcance de um alto desempenho nos negócios.

Neste artigo, comentamos sobre a importância do capital intelectual e apresentamos algumas estratégias que podem contribuir nesse sentido. Acompanhe!

A importância de gerenciar o capital intelectual

O capital intelectual, diferente do capital financeiro, é invisível e intangível, o que dificulta sua adequada gestão. O conhecimento, que é a sua base, é o principal fator que agrega valor à empresa e contribui para a produtividade.

Embora seja um capital de difícil mensuração, é possível afirmar que ele representa o ativo mais rentável para as organizações e sem o qual não alcançariam sucesso. Por esse motivo é essencial pensar em estratégias para uma boa gestão desse precioso ativo.

A gestão do capital intelectual

Há uma série de medidas que podem ser aplicadas visando a melhoraria na gestão do capital intelectual. Veja, a seguir, algumas das principais ações que podem ajudar nesse sentido.

Reduza o turnover

O turnover é a rotatividade de funcionários — o que até certo ponto é comum nas empresas. Entretanto, quando isso se torna frequente, é altamente prejudicial ao bom funcionamento das organizações, pois além de gerar custos, provoca perda de talentos e conhecimentos.

Esse problema pode ser reduzido com políticas mais flexíveis e humanas de gestão de pessoas, focando no bem-estar dos colaboradores e valorizando os que se mostram engajados e alinhados aos objetivos da empresa.

É importante observar que nem sempre o salário é fator determinante para a retenção do capital intelectual, mas também outros aspectos, como o prolongamento de feriados, flexibilização nos horários, bônus por produtividade, entre outros benefícios motivadores.

Faça uma estruturação dos processos

A estruturação de processos é uma forma de estabelecer procedimentos, mantendo-os registrados em um manual. A posterior revisão dos processos é parte da gestão do capital intelectual da empresa e traduz as mudanças que o mercado impõe. Além disso, ela envolve a responsabilidade por uma melhoria contínua e excelência em todos os setores, reciclando periodicamente o conhecimento empresarial.

Mantenha um bom fluxo de comunicação

Um bom fluxo de comunicação é essencial para conscientizar os funcionários a respeito da gestão do capital intelectual da empresa. Desse modo, os processos são ensinados e os feedbacks são emitidos. Além disso, permite que a organização padronize o conhecimento sobre os procedimentos adotados. Entretanto, essa comunicação deve ser democrática, permitindo que os colaboradores participem com opiniões e sugestões.

Adote estratégias para reter talentos

Em geral, o conhecimento fica retido com os profissionais que executam determinados processos. Quando eles deixam a empresa, surge a necessidade de treinar um novo colaborador para a função e isso demanda recurso e tempo.

Ao adotar um programa de formação continuada, a gestão do capital intelectual se torna parte do cotidiano das pessoas, com um maior compartilhamento de conhecimentos e experiências.

Esse conjunto de conhecimentos pode ser registrado em vídeos, whitepapers, relatórios e gráficos. Essa é uma prática que contribui para a manutenção do know-how na empresa, mesmo na ausência do responsável pela execução da tarefa.

Como vimos, a gestão do capital intelectual é de fundamental importância para a competitividade das empresas. Para tanto, é necessário pensar em estratégias para reter talentos, como as que mencionamos neste artigo, e rever as políticas de recrutamento e seleção, observando as tendências do mercado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como fazer a gestão do capital intelectual, assine nossa newsletter para ficar atualizado com os conteúdos do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *