Futuro do recrutamento e seleção: o que ainda pode mudar?

O processo de recrutamento e seleção é um dos mais importantes para o setor de RH de uma empresa. Afinal, é por meio deles que as organizações são capazes de identificar e trazer para o seu time, os melhores talentos disponíveis no mercado e agregar valor ao seu negócio. Além disso, dados apontam que os custos de uma má contratação podem variar entre 3,6 e, até mesmo, 18 salários do profissional.

Ao longo do tempo o processo de recrutamento e seleção passou por uma série de mudanças, muito influenciadas pela revolução tecnológica que ocorre na atualidade. Muitas etapas passaram a ser conduzidas apenas por meio digital e surgem novas metodologias de coleta e análise de dados sobre os candidatos do processo, capazes de aumentar a qualidade e precisão do processo como um todo.

Quer saber qual o futuro do recrutamento e seleção? Então continue a leitura e descubra quais são as novas tendências capazes de revolucionar a área!

Conheça o futuro do recrutamento e seleção

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial — também conhecida como IA — é um ramo da tecnologia que elabora sistemas capazes de tomar decisões e resolver problemas. Ou seja, softwares com esse tipo de tecnologia são capazes de analisar as diversas possibilidades de determinada situação e, a partir disso, indicar quais são as decisões mais vantajosas para a sua empresa.

Isso pode ser utilizado em diversos setores, inclusive no processo de recrutamento e seleção. Por meio desses sistemas, é possível realizar a triagem dos currículos e até mesmo inserir todas as informações referentes aos candidatos ao longo do processo seletivo. Dessa forma, o sistema analisa todos os dados coletados e, no fim, é capaz de indicar aquele candidato ideal para a sua empresa.

Além disso, a IA também permite que você analise o perfil comportamental e valores dos candidatos. Dessa forma, garante um excelente fit cultural entre o profissional recém-contratado e o seu negócio como um todo.

Gamificação

A gamificação é uma nova tendência de recrutamento e seleção que vem se mostrando extremamente eficaz para avaliar as competências dos candidatos de processo seletivo. Ela consiste em inserir elementos de games, sejam eles digitais ou não, nas atividades indicadas aos profissionais.

Portanto, você pode utilizar a gamificação de diversas maneiras na sua empresa. Em primeiro lugar, pode transformar algumas dinâmicas em jogos que estimulem os candidatos a utilizar as competências que você deseja avaliar. Além disso, também é possível criar jogos e desafios em ambiente virtual e, inclusive, simular uma realidade de trabalho.

Big Data

Existe uma grande quantidade de informações disponíveis no ambiente virtual, incluindo as relacionadas aos candidatos no processo seletivo da sua empresa. Além disso, durante o processo, você ainda coleta mais uma grande quantidade de dados que devem ser analisados e transformados em informação útil, de forma a embasar a tomada de decisão na sua empresa.

É aí que entra o Big Data. Ele é um conjunto de metodologias desenvolvido para coletar e analisar uma grande quantidade de informações, integrando diversos tipos de dados e fontes. Dessa forma, essa é uma outra ferramenta poderosa que vem ganhando cada vez mais espaço nos processos seletivos das empresas, agregando qualidade à tomada de decisão.

Triagem de currículos automatizada

Ao disponibilizar uma vaga, pode ser que você receba uma grande quantidade de currículos. Isso faz com que os membros do time de RH da empresa precisem investir muito tempo e energia na triagem e seleção dos melhores currículos para as próximas etapas do processo seletivo da sua empresa.

É aí que entra esta nova tendência dos processos seletivos: a triagem de currículos automatizada. Existem softwares capazes de analisar as informações de um currículo e cruzar esses dados com o perfil de candidato esperado pela sua empresa.

Alguns sites e plataformas conseguem, inclusive, solicitar aos candidatos que completem o próprio currículo em ambiente virtual, aumentando a eficiência da ferramenta.

Ao fim, o próprio software descarta aqueles que não cumprem com os requisitos exigidos pela empresa e indica quais são os mais indicados para as próximas fases do processo.

Entrevistas a distância

O candidato ideal para a sua empresa pode residir há quilômetros de distância, e apesar disso, estar disposto a mudar de cidade no caso de uma proposta de emprego atrativa. Neste caso, a entrevista a distância atua como uma grande aliada ao processo seletivo da sua empresa.

Isso só é possível devido ao avanço das tecnologias de comunicação, o que fez com que surgisse uma série de ferramentas que otimizam a sua comunicação com qualquer outra pessoa, independentemente do local onde ela resida.

Com isso, além de ampliar a rede de profissionais que podem se inscrever para os processos seletivos da sua empresa, você também reduz o desgaste e o tempo de deslocamento tanto dos membros do time de RH quanto dos candidatos.

Marketing de recrutamento

Para garantir o sucesso, é essencial atrair os melhores candidatos para o seu processo seletivo. É aí que entra o marketing de recrutamento, que consiste em uma série de estratégias criadas para divulgação da vaga, de forma a atingir exatamente aqueles profissionais que têm um perfil adequado às demandas da sua empresa.

Ele envolve tanto o trabalho da sua marca empregadora ao longo do tempo, melhorando a reputação da sua organização no mercado de trabalho, quanto a seleção do texto a ser divulgado e meios de comunicação a serem utilizados, entre outras estratégias.

Chatbots

Por fim, uma outra tendência do processo seletivo das empresas da atualidade são os chatbots. Isso porque é comum, durante um processo seletivo, investir uma grande quantidade de tempo na comunicação com os candidatos, tanto para dar informações sobre as próximas etapas quanto para sanar possíveis dúvidas.

O chatbot é uma ferramenta capaz de realizar essas atividades por você. Dessa forma, ele reduz a carga de trabalho da sua equipe e ainda pode padronizar as mensagens enviadas aos candidatos, reduzindo a possibilidade de erros.

Estar sempre por dentro das novas tendências e do que se espera para o futuro do recrutamento e seleção da sua empresa é essencial para garantir um time alinhado à cultura do negócio e capaz de agregar valor à organização. É esse time que vai se tornar o diferencial da sua empresa na geração dos melhores resultados e, consequentemente, garantir o sucesso do negócio como um todo.

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