Por que o RH deve se preocupar com a experiência do candidato?

O recrutamento e seleção é uma das atividades mais importantes dentro da empresa, tendo em vista sua finalidade de encontrar os profissionais adequados para desenvolver certa função e reduzir os índices de turnover. Para ter a opção de escolher entre os melhores talentos da área, prezar pela experiência do candidato nesse momento é essencial.

Elaborar um processo eficiente, agradável e que deixe os candidatos confortáveis é fundamental para que eles percebam que a companhia é um bom local para trabalhar, tornando-os satisfeitos e motivados pela ideia de conquistar a vaga. Isso vai fazer com que deem o melhor de si e gerem resultados positivos.

Quer saber melhor sobre essa relação entre o processo seletivo e a experiência do candidato? Então, continue sua leitura!

Como o processo privilegia a experiência do candidato?

Os candidatos são atraídos para a empresa pelo que ela desenvolve e como executa suas atividades. Com isso, as expectativas que eles carregam estão diretamente ligadas ao posicionamento da marca empregadora no mercado. Por este motivo, ao buscarem uma chance de emprego, é preciso que ela seja positiva.

É necessário propiciar uma boa experiência aos candidatos desde o inicio do processo seletivo, já que eles propagarão uma opinião sobre a empresa que pode atrair os talentos ou afastá-los (se contarem com uma experiência negativa).

Quais as vantagens para a empresa?

Zelar por um processo de seleção adequado traz várias vantagens para o negócio. Conheça algumas delas:

  • Fortalecimento da imagem do negócio: ter candidatos com boas impressões desde o primeiro contato com a empresa fortalecerá sua imagem diante de diferentes públicos, fazendo com que outros talentos também busquem por uma oportunidade e participem de futuros processos seletivos;
  • Estímulo dos funcionários durante o processo de seleção: candidatos que são recepcionados de forma respeitosa nas fases do processo e recebem informações relativas ao cargo, políticas da organização, entre outros, tornam-se mais interessados para serem os escolhidos.

Como o setor de RH pode aprimorar essa experiência?

Certas práticas precisam ser adotadas para aprimorar a experiência do candidato, são elas:

  • elabore uma seleção adequada e defina todas as fases, analisando se estão de acordo com o perfil da vaga;
  • preze por uma comunicação eficiente, seja claro e objetivo sobre a vaga oferecida e as etapas do processo, além de propiciar um meio de comunicação de fácil acesso aos candidatos;
  • conte com o auxílio da tecnologia e de sistemas para recrutamento e seleção que ajudem na agilidade do processo e da comunicação entre todos;
  • dê feedbacks, independentemente do resultado, já que essa experiência pode ser vista como um ponto positivo na construção do aprimoramento do candidato como profissional.

Como isso ajuda no fortalecimento da marca para atrair e reter talentos?

Toda empresa que procura crescer e ser reconhecida no mercado precisa ter atenção com a sua imagem perante o público externo e interno. Ter uma boa imagem empresarial é positivo em vários pontos no que se refere à contratação de funcionários, já que os melhores se sentirão atraídos a conquistar uma vaga na companhia.

Por isso, muitas empresas apostam no employer branding, que é um conjunto de práticas usadas para gerar uma boa percepção no mercado sobre a instituição. Isso faz com que os profissionais a vejam como uma excelente alternativa para sua carreira, disputando as vagas disponíveis com mais interesse e determinação.

Quais objetivos devem ser traçados?

A maior finalidade do recrutamento é atrair e selecionar os melhores candidatos para uma vaga. Para que ele se torne eficaz, alguns objetivos precisam ser traçados, como:

  • quais são as expectativas da empresa em relação aos funcionários;
  • o que o mercado oferece;
  • quais são os métodos de recrutamento a serem aplicados.

Então, não basta somente anunciar a vaga, é preciso entender as necessidades do negócio e adequá-las ao processo. Só assim será possível captar os interessados apropriados a se enquadrarem no perfil traçado.

Quando a empresa reconhece a importância de uma boa experiência do candidato no processo seletivo e consegue aplicá-la, consegue atrair e contratar profissionais, que oferecerão um serviço de qualidade, fazendo com que ela se torne um destaque entre os concorrentes.

Gostou deste conteúdo? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba todas as novidades com exclusividade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *