Afinal, o que faz um headhunter e o que esperar dele?

Você já se encontrou em uma situação na qual precisa de um profissional com um perfil muito específico para preencher uma vaga? Isso acontece, geralmente, quando um gestor ou líder deixa a empresa e há a necessidade de buscar, no mercado, profissionais extremamente capacitados para assumir um cargo de confiança logo no início. Porém, pode acontecer em qualquer cargo da empresa, quando há a necessidade de encontrar um profissional com baixo volume de aplicações, para ocupar posições técnicas específicas ou especialistas internacionais, por exemplo.

Esse é um dos maiores desafios do processo de recrutamento e seleção das empresas. É aí que entra o grande aliado das organizações nessa busca. Você sabe o que é um headhunter?

Ele é um profissional especializado em encontrar talentos para as empresas, mesmo que eles não estejam buscando ativamente uma vaga de emprego. Essa atividade surgiu na década de 50, nos EUA, e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Quer saber o que esperar e quais os pontos positivos desse tipo de profissional? Então continue a leitura e descubra!

Tem um amplo networking

Os headhunters são profissionais que se especializam na busca por talentos. Dessa forma, desde o início da carreira, eles já têm um amplo networking por meio do qual encontram os melhores colaboradores para as empresas.

Por causa da experiência na área, o headhunter já sabe onde buscar profissionais com um perfil específico, de forma a atender as demandas das empresas que o contratam. Com isso, conseguem agilizar e melhorar a eficácia do processo de recrutamento e seleção, principalmente quando se fala em cargos de liderança.

Possibilita a redução de custos do negócio

A rotatividade é um dos maiores problemas das empresas da atualidade. Além de acarretarem desgastes para a equipe de gestão de pessoas, que precisa abrir um novo processo seletivo, geram custos com demissão e contratação de novos colaboradores e ainda prejudicam a produtividade do time que fica desfalcado.

Uma das grandes causas de turnover nas organizações é a ausência de fit cultural entre o colaborador e a empresa. É por isso que o headhunter é capaz de reduzir os custos da organização.

Ele foca nas necessidades do negócio como um todo, incluindo demandas do cargo, cultura, valores e ambiente de trabalho. Dessa forma, é capaz de encontrar o profissional perfeito para preencher um cargo, evitando que ele deixe a companhia após pouco tempo de trabalho.

Garante a confidencialidade e discrição no processo

Pode ser que você queira abrir um processo seletivo de forma discreta, sem divulgar a vaga para todo o mercado. Nesse caso, o headhunter pode ser o maior aliado da sua empresa.

Quando você optar por um processo de recrutamento e seleção tradicional, feito pela equipe de gestão de pessoas do negócio, precisa divulgar a vaga em redes sociais, softwares de recrutamento e outras ferramentas. Só assim os candidatos enviam os currículos para que você inicie o processo.

Com o headhunter, a situação é diferente. Não é necessário divulgar a vaga, uma vez que esse profissional não coleta currículos. Dessa forma, fica mais simples encontrar o talento perfeito para a sua empresa com confidencialidade e discrição durante todo o processo.

Reduz a sobrecarga do time de gestão de pessoas

O processo de recrutamento e seleção é uma das atividades mais desgastantes do time de gestão de pessoas de uma empresa. Isso porque envolve uma série de etapas e ainda há o risco de não encontrar o profissional perfeito para preencher o cargo.

O headhunter atua como um aliado dessa equipe, reduzindo a sobrecarga e liberando os profissionais para investir o tempo em outras atividades estratégicas para o negócio.

Por ter uma ampla rede de contatos e se dedicar exclusivamente ao processo de busca por talentos para as empresas, esse profissional é capaz de realizar um processo seletivo em poucos dias, o que demandaria semanas de investimento do time de gestão de pessoas.

Tem acesso a ferramentas tecnológicas específicas

Existem diversas ferramentas que são capazes de potencializar a análise do perfil dos candidatos, de forma a aumentar a precisão do processo. O headhunter, por ser um especialista na área, tem acesso à maioria delas.

Portanto, ele é um profissional que sabe quais são os melhores testes e instrumentos na hora de identificar se um candidato é o mais adequado para determinada organização. Por ter experiência na área, é capaz de identificar rapidamente as ferramentas que funcionam ou não, dependendo das necessidades específicas da sua empresa.

Tem um comportamento ativo na busca por talentos

Em um processo seletivo realizado pela equipe de gestão de pessoas de uma empresa, é assumido um comportamento passivo em relação à busca por talentos. Isso não é um problema, apenas a realidade de trabalho desse tipo de processo, quando realizado de forma tradicional.

Já o headhunter, por se dedicar exclusivamente a essa atividade, assume uma postura ativa na busca, pois não espera que os profissionais enviem currículos para determinada vaga. Na verdade, entra em contato com pessoas específicas que ele já sabe que podem ser as melhores para agregar valor ao time.

Embasa a tomada de decisão na sua empresa

O headhunter não contrata o profissional. O que ele faz é buscar os melhores talentos, de acordo com as necessidades da empresa, e identificar quais são aqueles que estão dispostos e querem ocupar o cargo.

A partir dessa pesquisa, ele cria relatórios de qualidade, com dados sobre o perfil comportamental, competências e fit cultural dos candidatos. É isso que embasa a decisão da empresa sobre quem é a melhor pessoa para assumir o cargo, sendo que é o negócio que toma a decisão final sobre o talento a ser contratado.

O headhunter é um profissional que vem para agregar valor aos processos de gestão de pessoas da sua empresa. Ele trabalha de forma alinhada ao time de RH, utilizando as melhores ferramentas para identificar os talentos que são mais adequados para o negócio, embasando a tomada de decisão da empresa.

Dessa forma, ele é extremamente importante para empresas que buscam os melhores profissionais do mercado, capazes de potencializar os resultados e, consequentemente, o sucesso do negócio!

Agora que você sabe o que é um headhunter e o que ele faz, o que está esperando para entrar em contato com a Ventura Tec? Acesse nosso site e descubra todas as soluções em recrutamento e seleção que temos para oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *