5 vantagens de usar a inteligência artificial em RH

Segundo o evolucionismo, não se pode frear a evolução, e apenas os que sabem se adaptar sobrevivem. Considerando o uso da inteligência artificial em RH um avanço tecnológico, deixar de conhecer seus benefícios e de aplicá-los na empresa é ficar para trás.

Afinal, as inovações tecnológicas já são uma realidade nos recursos humanos, e não mais uma tendência futura. A inteligência artificial (IA) cria dispositivos capazes de simular a inteligência humana, o que ajuda a medir itens importantes para o RH. Com o mercado tão competitivo, quem deixa de experimentar esses avanços ganha menos destaque na corrida em busca de bons colaboradores.

Então, é a partir de softwares como os da inteligência artificial em RH que uma empresa pode obter mais sucesso. Quer entender por que essa tecnologia é tão importante? Continue a leitura e descubra alguns de seus benefícios!

As vantagens da inteligência artificial em RH

1. Economia de tempo no processo seletivo

Ao utilizar inteligência artificial em RH, não é mais necessário avaliar pilhas de currículos para recrutar novos funcionários. Otimizar processos como esses diminui o tempo utilizado por profissionais de recursos humanos, e sabemos que tempo é dinheiro e que ter mais dele também aumenta a produtividade.

A vantagem da IA ao economizar tempo também é percebida pela maior empregadora do Brasil, a empresa de call center Atento, com sede em São Paulo. Em média, a empresa faz 4.000 contratações por mês e tem 900 funcionários no time do RH. Para dar conta das demandas, a Atento passou a utilizar inteligência artificial de recrutamento. Isso economizou tempo e aumentou a produtividade.

Além disso, com a economia de tempo, os recrutadores também podem fazer uma análise do perfil dos candidatos de modo mais apurado. Afinal, o processo de seleção é algo que demanda muito tempo. Por isso, nada melhor do que a ajuda da tecnologia para otimizar tempo e ainda garantir maior exatidão na escolha do profissional.”

2. Seleção direcionada aos candidatos

A inteligência artificial em RH ajuda esse setor a conhecer os traços marcantes da personalidade de um candidato antes mesmo de a entrevista começar. Para tanto, basta que ele responda a um questionário por meio de um programa enviado por e-mail.

Isso melhora a experiência do candidato, para que as etapas de seleção não sejam tão penosas, já que elas demandam tempo e recursos de todos os envolvidos no processo: o candidato e os recrutadores. Estes últimos também são beneficiados pela possibilidade avaliar e pontuar a vaga de forma otimizada.

Para isso, basta acrescentar os dados da vaga e as características da empresa; depois, deve ser inserido o desempenho dos candidatos e as suas atividades. Assim, o ‘’robô’’ elabora um relatório e escolhe o melhor perfil para aquela vaga.

Além de ser útil para a seleção, a inteligência artificial em RH também aumenta a precisão na realocação de funcionários. Ou seja, você tem mais chances de colocar os funcionários certos nas vagas certas. Isso melhora a produtividade, o desempenho das equipes e a retenção de talentos.

3. Redução de falhas

A partir de informações proporcionadas pela IA, ficou mais fácil tomar decisões dentro do RH. Sem isso, as empresas podem arriscar mais e atirar no escuro. Afinal, essa tecnologia armazena dados, analisa e faz operações. Desse modo, as falhas cognitivas naturais do cérebro humano nos processos operacionais são diminuídas.

O que a sua empresa ganha com isso? É claro que, ao reduzir as chances de erros, os custos operacionais também caem — e já apresentariam uma queda só pelo fato de não ser necessário alocar tantos funcionários no quadro do setor e evitar horas extras.

Ou seja, fazer uso da inteligência artificial no RH acaba sendo uma prática mais econômica, que permite um maior investimento em setores essenciais à empresa, além de ser mais eficiente e produtiva.

4. Coleta de dados para aprimorar a performance

Se você já ouviu a frase ‘’nada é tão bom que não possa melhorar’’, deve imaginar que a coleta de dados permitida pela inteligência artificial também serve para a evolução constante do RH nas empresas.

A partir dessa tecnologia, é possível transformar dados que antes talvez fossem vistos como algo utilizado de modo caótico e sem organização pelas empresas, já que eram cuidados por humanos, tratando-os, hoje, como um universo de relatórios e números importantes de serem analisados.

Conforme já mencionado, o mercado competitivo e a ‘’esteira da evolução’’ exigem que fiquemos sempre atentos a práticas que podem otimizar os processos de uma empresa. Adotar a inteligência artificial no RH é uma delas.

5. Melhora em decisões estratégicas

Imagine como um profissional de RH terá sua profissão facilitada ao não ter que lidar com questões operacionais e repetitivas. Isso permite que esse profissional possa dedicar seus esforços e energias para lidar com demandas estratégicas.

Por exemplo, ao receber a ajuda da tecnologia para aplicar a pesquisa de clima e ao fazer as análises a partir dos dados gerados com a IA, você pode pensar em medidas específicas para aumentar ou manter o engajamento dos colaboradores — algo fundamental para o sucesso de uma empresa.

Ou seja, você pode se dedicar mais a planejar questões estratégicas, como os próximos passos para ter um ambiente organizacional melhor em sua empresa.

Como um serviço de headhunter auxilia nisso

Para que tudo ocorra bem, e a empresa sinta todos esses benefícios, é necessária a atuação de um headhunter — um especialista em procurar profissionais talentosos. Sua função ocorre por meio da coleta de dados de redes sociais utilizadas pelos candidatos, como Facebook, LinkedIn e Instagram.

As pessoas deixam rastros nessas plataformas que servem para a IA detectar sua personalidade, gostos, comportamentos e até mesmo as competências. Isso é extremamente útil para as empresas realizarem uma triagem dos candidatos durante o processo seletivo e para criar testes de avaliação dessas competências.

Essa personalização gerada por meio dos algoritmos permite uma avaliação e posterior feedback individualizado, sem que os recrutadores percam o foco com o volume de candidaturas.

Então, você ficou interessado em saber mais sobre a inteligência artificial no RH? Que tal falar conosco, da Ventura Tec, para aprender mais sobre os serviços que oferecemos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *